Sábado, 21 de Maio de 2011

NANBAN INTERNATIONAL UNIVERSITAS-INSTITUTO DE MEDICINA ORIENTAL-Associação Portuguesa de Terapia Shiatsu

 NANBAN INTERNACIONAL UNIVERSITAS

INSTITUTO DE MEDICINA ORIENTAL

A.P.T.O.

Pero Neto - Marinha Grande

 

 Palestra pelo Mestre Prof. Dr.José Pessoa Correia


As Medicinas Não Convencionais

 

A crise por que passa a cultura ocidental não deixa dúvidas de que vivemos um período de grandes transformações, onde o ser humano busca reencontrar-se, elevar sua consciência e percepção, torna-se mais integrado com seu ambiente. Nas cinzas desta crise alguns embriões já começam a surgir anunciando novos dias. A civilização, apesar do avanço tecnológico e científico, tem-se mostrado incapaz de vencer a miséria e as doenças. O conhecimento de técnicas naturais, baseadas na relação harmónica Homem - Universo, torna-se por isso mesmo uma questão de sobrevivência para a humanidade. Nos últimos anos esta necessidade imperiosa tem levado um número crescente de pessoas à redescoberta de antigas práticas, visando à restauração da ordem natural interna e externamente. Métodos terapêuticos comprovadamente eficazes como Shiatsu, Acupunctura,  Kampo = Fitoterapia, alimentação natural, Kiko, Aikido Artes do movimento, da Harmonia e do Kokyu-ho a arte e controlo de Respiração são  exercícios Psico-físicos terapêuticos, Trofoterapia e a Ortocinética,todas estas artes fazem parte da Medicina Naturopática. Mas somente as artes terapêuticas como:A Homeopatia,Naturopatia,Fitoterapia, Acupunctura, Osteopatia,Quiropratica, são as especialidades que foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde, Lei nº 45/2003,  mas que ainda estão por ser regulamentadas, estão sendo cada vez  mais araizadas e  assimilados por nossa cultura com resultados que surpreendem a ortodoxia científica actual. A ênfase é a saúde e não a doença.

A medicina natural resgata a importância do toque entre os seres humanos, tão necessários na reconstrução do amor que desapareceu entre as pessoas.

 

 A importância de Exercícios de Alongamentos de meridianos

 

A terceira idade é uma fase da vida. É chamada assim por vir depois da infância e da fase adulta e se inicia por volta dos 50 anos.

O idoso, por definição, é uma pessoa com mais de 80 anos.Esta é uma classificação que ajuda a estabelecer a tendência para determinadas doenças de acordo com a faixa etária, para que se possa evitá-las, fazendo com que esta fase da vida seja tão bem aproveitada quantas todas as outras.

Para que isto seja possível, é importante lembrar que exercícios físicos adequados para cada fase da vida desempenham papel importante para se alcançar uma boa qualidade de vida na terceira idade. Os exercícios são importantes porque reduzem o risco de ataques cardíacos, diminuem a pressão arterial, mantêm as articulações flexíveis, evitam ou retardam a osteoporose, melhoram a qualidade do sono, reduzem o peso e baixam as taxas de colesterol.

Os exercícios devem ser feitos sempre sob orientações de pessoal especializado e de acordo com orientação médica.

Não fumar e seguir uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em fibras, frutas, verduras e legumes, evitando os riscos em colesterol, sem abuso de bebidas alcoólicas em qualquer fase da vida complementam a saúde e previnem contra problemas da terceira idade.

Os aspectos psicológicos e sociais desempenham papel extremamente importante nesta fase da vida. Um convívio saudável com familiares e amigos retardam o envelhecimento, além de evitar os quadros depressivos, tão comuns na terceira idade.

No entanto, apesar de todos os cuidados, alguns problemas de saúde aparecem com mais frequência nesta faixa etária, por isso a importância de manter visitas regulares ao médico, para que este possa indicar a necessidade de exames médicos de rotina, o que trará diagnóstico mais precoce e  portanto, melhores probabilidades  de curar.

 

A população idosa vem aumentando consideravelmente, o que se atribui a uma maior expectativa de vida, provavelmente relacionada a um melhor controle de doenças infectocontagiosas e crónico-degenerativas, gerando a necessidade de mudanças na estrutura social, para que estas pessoas tenham uma boa qualidade de vida. A actividade física é um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios.     

 

 

 Meditação - Filosofia de bem viver - Educação alimentar-A pura potencialidade    

 

Só nós últimos anos, a meditação foi objecto de mais de 500 estudos clínicos nos Estados Unidos, comprovando que: Meditar controla a pressão arterial alta, em níveis comparáveis a drogas de amplo uso médico, e sem efeitos colaterais,mas sobre tudo um maior rigor na alimentação,num conhecimento absoluto em trofologia e nas suas compatibilidades.     

 

A  Arte e Ciência de Envelhecer. 

 

 

O envelhecimento se refere a um fenômeno fisiológico de comportamento social ou cronológico. É um processo biossocial de regressão, observável em todos os seres vivos expressando-se na perda de capacidade ao longo da vida, devido à influência de diferentes variáveis, como as genéticas, danos acumulados e estilo de vida, além de alterações psico-emocionais. Definido como um fenómeno altamente complexo e variável,  comum a todos os membros de uma determinada espécie, progressivo envolvendo mecanismos de letérios que afectam a capacidade de desempenhar um grande número de funções. Trata-se de um processo multidimensional e multidireccional, pois há uma variabilidade na taxa e direcção das mudanças(ganhos e perdas) em diferentes características em cada indivíduo e entre indivíduos.

 

KIKO

Makko-ho

(Os Exercícios  respiratórios e alongamentos dos meridianos no campo ou montanha ou ar livre)

 

Exercícios de – meditação desenvolvida pelos povos orientais: Existem dois tipos de meditação: para relaxamento e para o desenvolvimento espiritual. Meditação em estado de iniciantes é óptimo para remover pensamentos complicados e acalmar o corpo e a mente. Meditação para o desenvolvimento espiritual exige Kokyu-ho Respiração. O Kokyu-ho é um método de respiração mais avançados, e como tal requer um período de treinamento disciplinado. Mas os benefícios mais do que nunca, compensarão o esforço com uma especial atenção com exercícios de alongamentos de Makko-ho exercícios estes que estimulam os meridianos,os orgãos e as células revitalizando-os.

 

O USO DAS TERAPIAS ALTERNATIVAS OU COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO DA FIBRO EDEMA GELOIDE (CELULITE)          

 

Dr.Pessoa Correia, É Mestre em Naturopatia, Fitoterapia e Shiatsu, Especialista em Medicina Botânica, Herbologia e Fitologia diplomado em Cosmética, Estética, Produtos Naturais, Acupunctura, e Medicina Oriental.

A Fibro Edema Gelóide, vulgarmente conhecido como Celulite, é utilizada para denominar as células de gordura, que por falta de circulação, acumulam-se inflamando o tecido adiposo e piorando com a má circulação e dando o aspecto de “casca de laranja”. A celulite afecta milhares de mulheres, porém nem todos os tratamentos convencionais geram satisfação, já que actualmente há uma busca cada vez maior por tratamentos que possibilitem resultados conjuntos de beleza e bem-estar. Assim, o presente trabalho tem por objectivo apresentar as Terapias Alternativas utilizadas no tratamento da fibro edema geloide. Entre as Terapias Alternativas possíveis para o tratamento da celulite, podemos destacar: Trofologia, Fitoterapia, Shiatsu, Ortocinética,Alimentação Natural, Exercícios Físicos, e Acupunctura. A prática clínica reforça o efeito benéfico das terapias apresentadas com o propósito estético, porém mais estudos se fazem necessários para confirmação destes factos e garantir o uso destas práticas terapêuticas com embasamento científico. 

 

MARINHA GRANDE - PERO NETO,20 de Maio de 2011

 

publicado por nanbanryuinterhead às 12:31
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. KOKYUKAI -EXAMES - ASSOCI...

. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ...

. NANBAN RYU NINPO E AIKIJ...

. NANBAN BUFU -27ª ANIVERSÁ...

. NANBAN BUFU-17º ANIVERSÁR...

. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ...

. KOKYUKAI-EXAMES-ASSOCIAÇÃ...

. ...

. FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE N...

. NANBAN RYU NINPO -NANBAND...

.arquivos

. Dezembro 2016

. Setembro 2016

. Junho 2016

. Março 2016

. Dezembro 2015

. Maio 2015

. Dezembro 2014

. Julho 2013

. Dezembro 2012

. Maio 2012

. Junho 2011

. Maio 2011

.tags

. todas as tags

.favorito

. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ...

. AVISO - NANBAN BUFU - ASS...

blogs SAPO

.subscrever feeds